top of page

Acordo com SL TOOLS marca nova frente de negócios da B3, de oferta de serviços

Cynthia Decloedt

2 de fev. de 2021

A B3 começa a monetizar sua plataforma, com a oferta de serviços em módulos
para terceiros.

O anúncio feito nesta sexta-feira de acordo com a SL Tools, fintech especializada na

negociação de ativos financeiros para prestação de serviço de clearing é o primeiro deles.


Com a iniciativa, a bolsa abre um novo negócio e faz contraponto à competição de novos entrantes em nichos específicos de serviço financeiros, como registro de ativos, liquidação e custódia.

“Estamos abrindo nossa plataforma para prover serviços modularizados. Nossa ideia é não nos fecharmos, mas oferecer o que temos”, contou o presidente da B3, Gilson Finkelsztain, em conversa com o Broadcast. Finkelsztain comentou que, por exemplo, existe muita discussão envolvendo negócios com moedas virtuais. “O criptoativo acontece em ambiente não regulado, mas temos parte das soluções para oferecer para quem queira explorar o ativo”, diz.


Pelo acordo firmado com a SL Tools, a B3 fará a liquidação das operações de empréstimo de ativos realizadas por meio da plataforma de empréstimos de ativos da fintech. O vice-presidente de operações-negociação eletrônica e CCP da B3, Mario Palhares, nota ainda que o amadurecimento e sofisticação do mercado de capitais brasileiro deve impulsionar o uso da infraestrutura da B3.

Atualmente, o processo de empréstimo de ativos é efetuado majoritariamente dentro do mercado de balcão, onde as corretoras, distribuidores ou custodiantes têm autorização dos clientes finais para oferecer as ações de propriedade desses clientes em operações de empréstimo.


A SL Tools fazem o match entre os intermediários que fazem a oferta de empréstimos e os investidores que buscam esses ativos. O processo, no entanto, exige uma etapa posterior de registro na B3, que garante a liquidação dos negócios registrados e atua como contraparte da operação, assegurando o pagamento entre as partes.


A partir de agora, haverá uma integração entre a plataforma de empréstimo de ativos da SL Tools e a

Clearing da B3. Assim que o match é feito entre os clientes da SL Tools, a plataforma comunica as

operações para a B3. A Clearing da B3, por sua vez, analisa os envolvidos e os detalhes da operação e, após validação, confirma a aceitação em tempo real e posterior liquidação do negócio.

O acesso da SL Tools aos sistemas da B3 será restrito aos dados necessários para o registro de empréstimo de ações, de acordo com os critérios estabelecidos pela CVM na Audiência Pública SDM 09/2019, informa a bolsa.


Contato: cynthia.decloedt@estadao.com

bottom of page